quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Cuidados básicos da higiene do cão



A higiene e saúde do seu cão vão depender essencialmente da actividade do animal e da sua atenção.Um cão não deverá apresentar-se triste, cheirar mal ou coçar-se frequentemente. Pequenos gestos diários da sua parte assegurar-lhe-ão uma higiene adequada.


Manutenção da pelagem
Qualquer que seja o tipo de pelagem do seu animal, o pêlo morre, cai e renova-se. Os cães mudam a pelagem ao longo de todo o ano com dois picos principais (Primavera e Outono).

Os cães que vivem no interior mudam de pêlo com maior frequência e abundância. A escovagem diária do animal permite remover os pêlos mortos. Habitue-se desde o primeiro momento a escovar o seu cachorro. Assim, quando o animal atingir a idade adulta, mostrar-se-á mais calmo pois adquiriu o hábito de ser cuidado, escovado e a tomar banho desde novo.


O banho
Independentemente da raça, todos os cães podem tomar banho desde que sejam cuidadosamente secos posteriormente. A frequência dos banhos dependerá da textura do pêlo: de 3 em 3 meses para os cães de pelagem comprida; 2 vezes por ano para os cães de pêlo curto e apenas quando estão muito sujos, no caso de cães de pêlo raso.
Importante! Não utilize champô para cabelo humano, aplique apenas champô especial para cães. Os produtos destinados aos seres humanos são demasiado ácidos e irritam a pele.
A limpeza dos olhos
É perfeitamente possível limpar os olhos do cão todos os dias com um colírio ou um produto especifico, desde que tenha sido previamente recomendado por um veterinário. Erga a cabeça do animal, levante-lhe a pálpebra superior e verta algumas gotas da solução no olho.
As orelhas

Existem três tipos de orelhas nos cães: caídas, semi-erguidas (ou quebradas) e erectas. Nas raças de cães com orelhas erectas em adulto, essa posição deverá começar a ser assumida aproximadamente aos 5 meses de idade. Podendo no entanto, a dentição constituir um importante factor de influência nesta data. Durante esse período é bastante comum ver um cachorro com uma orelha erguida e a outra dobrada – é perfeitamente normal.
Para evitar a ocorrência de otites, o canal auditivo deverá estar sempre limpo, arejado e seco, especialmente em cães com orelhas caídas. As orelhas deverão ser limpas regularmente com um produto adequado.O aplicador da embalagem doseadora deverá ser introduzido no canal (não há perigo de perfuração do tímpano, visto o canal ser em forma de L) instilando-se um jacto do produto.

Seguidamente procede-se á retirada do aplicador e a uma massagem da base da orelha durante 30 segundos. O canal deve então ser limpo com um algodão ou uma compressa, sem os introduzir profundamente.
Os dentes

Os cuidados com os dentes são essenciais, especialmente nos cachorros mais jovens. Não espere que o hálito do animal seja fétido ou que se formem depósitos de tártaro para intervir. O tártaro pode dar origem a inflamações muito dolorosas das gengivas e provocar inclusivamente a perda de apetite. Os dentes deverão ser escovados com regularidade. Caso os dentes do animal nunca tenham sido limpos, apenas a destartarização por um veterinário se revelará eficaz.
Importante! O tártaro pode provocar inflamações das gengivas muito dolorosas ocasionando por vezes a perda de apetite.

Fonte: Royal Canin

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Animais exóticos

Cada vez mais pessoas têm animais exóticos como animal de estimação. Coelhos, chinchilas, Porquinhos da Índia, Amsters, Tartarugas, Iguanas, etc.

Se notar que alguma coisas não está bem com o seu animal traga-o ao veterinário o mais cedo possivel. Estas são animais muito sensiveis e se os problemas não forem detectados a tempo podem não conseguir sobreviver.







Tosquias

As nossas tosquias funcionam às 5ªs feiras das 10h às 18:30h por marcação.

Marque já a sua através do 21 933 78 77!

sábado, 25 de julho de 2009

Encerrados para férias

Informamos que estaremos encerrados para férias de 27 a 6 de Agosto (inclusive).

No entanto, a clínica estará aberta para venda de rações, medicamentos, produtos e marcações de consultas e tosquias, dias:

· 27 a 31 de Julho das 18:00h às 20:00h (de segunda a sexta)
· 30 de Julho também das 10:00 h às 14:30h (quinta-feira)
· 1 de Agosto (sábado) das 10:30 às 13:00h.

Reabrimos dia 7 de Agosto às 16:00h com todos os serviços activos.

Agradecemos a vossa compreensão.

Qualquer assunto urgente estarei disponível através do 963293037.

Cumprimentos,

Dr. Tiago Silva
Petclinic

sábado, 18 de julho de 2009

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Nova escova para Cães

Dê uma vista de olhos à facilidade com que esta escova retira os pelos mortos e em excesso do seu cão. Chama-se FURMINATOR.

Vá a http://www.youtube.com/watch?v=jVmcpHZ7bR8&NR=1

sábado, 30 de maio de 2009

Pulgas, carraças e mosquitos

Com a chegada do calor aumenta a probabilidade do seu cão apanhar pulgas e carraças. Basta o seu passeio diário na rua para que eles possam apanhar um destes indesejáveis "bichos".

Para que isto não aconteça aconselhamos que coloque uma pipeta de um produto com o Advantix ou Pulvex todos os meses. Não esquecer que não pode aplicar 2 dias antes nem 2 dias depois do banho.

A coleira Scalibor é também muito eficaz e aconselhável se por exemplo o seu cão tiver acesso ao campo. Usado juntamente com as pipetas terá um efeito mais eficaz contra estes tipo de parasitas.



Para mais informações informe-se na nossa clínica.

Caros Clientes


Informamos que estaremos encerrados de 8 a 11 de Julho (inclusivé).
Reabrimos dia 12 de Junho Às 16:30h.

Agradecemos a vossa compreensão

sábado, 16 de maio de 2009

De Cão para Cão


Adopte 1 Cão virtual e ajude 1 cão real!


Veja como em www.decaoparacao.com e ganhe prémios fantásticos!


quinta-feira, 7 de maio de 2009

Chinchilas

Uma Chinchila em cativeiro pode viver até cerca de 15 anos. Pode ser alojada numa gaiola não muito grande e tem uma alimentação simples, que consiste essencialmente em granulado próprio para Chinchila, Alfafa ou feno, alguma fruta, sementes e agua limpa. No entanto, sendo um animal exótico, tem algumas particularidades que devem ser tidas em conta pelos donos ou por pessoas que estejam a pensar em adquirir uma chinchila como animal de estimação.

O maior inimigo de uma Chinchila é o calor. As Chinchilas nunca devem ser colocadas ao sol porque não resistem a temperaturas superiores a 25ºC. O seu pêlo muito espesso não lhes permite que libertem o excesso de calor em forma de suor e elas têm ataques aos quais o coração não resiste. O outro perigo é o excesso de guloseimas. O seu aparelho digestivo não digere bem o açúcar e quando se dá muita fruta ou frutos secos, que elas adoram, ficam com diarreia e muitas vezes acabam por morrer. Como regra, nunca lhes dê mais do que uma semente ou um pedacito de fruta por dia.

As Chinchilas têm ainda outras particularidades necessárias para que sejam felizes e que vivam saudáveis. Gostam de estar em locais altos e devem ser colocadas prateleiras nas suas gaiolas. São nocturnas e dormitam praticamente durante todo o dia acordando de vez em quando para comer. Começam a entrar em actividade ao cair da tarde mas muitas vezes adaptam os seus horários de dormir com os horários dos donos. São roedoras e devem estar acompanhadas quando andam soltas pela casa.


Como todos os roedores os dentes crescem continuamente por isso devem ser dados materiais para que possam roer, a caixa de dormir, prateleiras e outros objectos no interior da gaiola podem ajudar a gastar os dentes se forem feitos de madeira. Podem também ser oferecidas pedras especiais para roedores para o efeito. Para limpeza do pêlo devem tomar banho em areia própria 2 a 3 vezes por semana durante 15 minutos. Nunca se deve dar banho em água nem com outros produtos.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Como cortar as unhas do seu melhor amigo

Cortar as unhas do gato, não é algo necessário para o bem-estar do animal, ele trata e renova as suas unhas ao arranhar objectos: troncos de árvore na rua e em casa, se for ensinado, postes de corda ou para nossa irritação, o sofá. Então porquê cortar as unhas do gato? Para nosso bem-estar e para bem-estar dos objectos da nossa casa.

Para cortar as unhas dos gatos existem utensílios adequados à venda nas lojas dos animais, ou então um corta-unhas normal.

Quando cortámos as unhas dos gatos devemos ter cuidado para cortar apenas a parte branca, nunca alcançar a parte rosada da unha senão podemos feri-lo. Se tiver dúvidas, antes de cortar, pela primeira vez, peça ao seu veterinário que lhe mostre.

No caso dos gatos corta unhas comuns, usados pelas pessoas, também funcionam bem. Já no caso dos cães irá precisar de um corta unhas especifico. Sente-se no sofá e segure o seu animal como se estivesse a segurar um bebé para o amamentar.

De leve, aperte-lhe o dedo entre o seu polegar e o indicador, deixando a unha visível.
Repita o procedimento em cada dedo.

Nenhum animal gosta de cortar as unhas, mas se o habituar deste pequeno, será mais fácil quando ele for adulto. Além disso, tente brincar de vez em quando com as suas patas e com os seus dedos, caso contrário, ele irá sempre associar que vai cortar as unhas cada vez que lhe mexe nas patas.

Se para si for uma tarefa complicada e o seu cão ou gato não "participar" muito nesta tarefa, pode sempre trazê-lo cá que nós fazemos esta tarefa por si.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Como escovar o seu gato


O auto limpeza que o gato faz, reduz os problemas de pele e pelagem e quando a alimentação é completa e equilibrada, o pêlo do gato torna-se ainda mais liso e brilhante. Quando o pêlo apresenta algum tipo de deterioração, na maioria das vezes é sinal de doença, pois quando o gato está doente ou já é bastante idoso, deixa de se lamber.

Para que possa observar atentamente a saúde de seu gato, recomenda-se uma escovagem regular, sobretudo em gatos de pêlo longo. A escovagem também ajuda a retirar pêlos mortos pois, com o hábito que os gatos têm de se lamberem, ingerem uma quantidade razoável de pêlos e a ingestão excessiva contribui para a formação de bolas de pêlos no estômago, o que pode provocar vómitos. Quando os pêlos embaraçam ou formam tufos é necessário eliminá-los através da tosquia. A escovagem também é importante para revelar a presença de parasitas, como pulgas.

Habitue o seu gato a ser escovado desde pequenino senão quando ele crescer pode ser muito complicado escova-lo. Ponha o gatinho no seu colo e escove-o, ofereça resistência quando ele tentar fugir mas acalme-o com festas e uma voz suave para que ele encare o momento de ser escovado como algo agradável, é sempre complicado forçar um gato a fazer algo que ele odeia, e se ele apreciar a escovagem com o tempo passará a ser um momento especial entre os dois.


Escovar um gato de pêlo curto




Os gatos de pêlo curto devem geralmente ser escovados uma vez por semana, mas como nem todos os pêlos são iguais deve estar atento: no Inverno o pêlo saudável não cai por isso a escovagem semanal ou quinzenal será suficiente, no verão o pêlo cai bastante e muitas vezes justifica-se uma escovagem duas a três vezes por semana, isto vai prevenir que o gato acumule bolas de pêlo no estômago e que também nos encha a casa de pêlo.

Os gatos de pêlo curto devem ser penteados na direcção do pêlo, da cabeça para a cauda. Deve usar um pente de metal ou uma escova de cerdas para gato.



Escovar um gato de pêlo longo


A pelagem dos gatos de pêlo longo não é todo igual, a maioria das raças têm um pêlo fino que não exige muitos cuidados, sendo suficiente uma escovagem semanal no Inverno e duas a três vezes por semana no verão em que pêlo cai mais.
As raças mais conhecidas que têm este tipo de pêlo, fino e longo, são o Maine Coon. Angorá Turco, Bosques da Noruega, Somali, etc. Raças como o Sagrado da Birmânia e em particular, o Persa que têm um pêlo longo mas denso exigem uma escovagem diária durante todo o ano.

Comece por aplicar pó talco neutro por todo o corpo do gato. Espalhe o pó com a mão para que entre bem na pelagem. Depois comece a escovagem com um pente de metal, numa primeira passagem no sentido do pêlo e numa segunda passagem no sentido contrário ao crescimento do pêlo. Deve começar pelo pescoço, abdómen e pernas com gato virado de barriga para cima; depois dorso, cabeça e face.
Deve-se tratar uma área de cada vez abrindo sempre pêlo ao meio. Seguidamente, com a ajuda de uma escova de cerdas, escove de novo a pelagem cuidadosamente, também no sentido contrário, da cauda para a cabeça, levantando o pêlo. Por fim deve escovar a cauda, para tal pode utilizar uma escova com dentes de metal ou um pente, também de metal, divida-a em 2 partes e escovando para os lados, não se esqueça de também aplicar pó talco.

Se fizer isto, ritualmente, todos os dias, o seu gato manter-se-á sem nós e com um pêlo brilhante e macio. Mas às vezes, infelizmente, o tempo e a vontade não são muitos e passa uma semana em que não o escovámos, e quando voltamos a penteá-lo, encontramos alguns nós. Para lidar com os nós devemos primeiro aplicar pó talco para amaciar o pêlo da área do nó, depois com uma mão a segurar a base do pêlo, junto à pele, para não magoar, tentámos desembaraçar o nó com a ajuda de um pente de metal (de preferência um especifico para tirar nós). Depois de desembaraçado ainda pode usar uma cardadeira, esta é útil para desembaraçar pêlo emaranhado. Se o nó for muito difícil e se o seu gato não participar em exposições corte o nó com a ajuda de uma tesoura pequena. Mas não deixe que a preguiça o leva tornar a tesoura um hábito.

Tosquia
Embora não seja tão comum como nos cães, a tosquia dos gatos de pêlo longo muitas vezes é necessária e benéfica, já que o pêlo novo é mais forte. O manto longo e denso, em especial, do persa, não é apropriado para o verão, tornando-se bastante insuportável, podemos assim aliviar-lhes o calor, cortando o pêlo que rapidamente crescerá. Outras vezes a tosquia é consequência indesejada de um pêlo com demasiados nós ou de doenças de pele.

O corte do pêlo do persa chama-se "lion-cut", isto é corte de leão. Não se deve cortar o pêlo na zona da cabeça e a cauda, onde o pêlo pode demorar mais de um ano a atingir o tamanho normal. Corta-se na zona do dorso e principalmente no peito e barriga, as zonas onde o pêlo cresce mais rapidamente.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

PROMOÇÔES -25%

Até dia 15 de fevereiro aproveite as nossas PROMOÇÕES em Brinquedos e Acessórios para o seu Cão/Gato.


TUDO COM 25% DE DESCONTO

Trelas e Coleiras Red Dingo







BRINQUEDOS







ACESSÓRIOS