A higiene e saúde do seu cão vão depender essencialmente da actividade do animal e da sua atenção.Um cão não deverá apresentar-se triste, cheirar mal ou coçar-se frequentemente. Pequenos gestos diários da sua parte assegurar-lhe-ão uma higiene adequada.
Os cães que vivem no interior mudam de pêlo com maior frequência e abundância. A escovagem diária do animal permite remover os pêlos mortos. Habitue-se desde o primeiro momento a escovar o seu cachorro. Assim, quando o animal atingir a idade adulta, mostrar-se-á mais calmo pois adquiriu o hábito de ser cuidado, escovado e a tomar banho desde novo.
Existem três tipos de orelhas nos cães: caídas, semi-erguidas (ou quebradas) e erectas. Nas raças de cães com orelhas erectas em adulto, essa posição deverá começar a ser assumida aproximadamente aos 5 meses de idade. Podendo no entanto, a dentição constituir um importante factor de influência nesta data. Durante esse período é bastante comum ver um cachorro com uma orelha erguida e a outra dobrada – é perfeitamente normal.
Seguidamente procede-se á retirada do aplicador e a uma massagem da base da orelha durante 30 segundos. O canal deve então ser limpo com um algodão ou uma compressa, sem os introduzir profundamente.
Os cuidados com os dentes são essenciais, especialmente nos cachorros mais jovens. Não espere que o hálito do animal seja fétido ou que se formem depósitos de tártaro para intervir. O tártaro pode dar origem a inflamações muito dolorosas das gengivas e provocar inclusivamente a perda de apetite. Os dentes deverão ser escovados com regularidade. Caso os dentes do animal nunca tenham sido limpos, apenas a destartarização por um veterinário se revelará eficaz.