quinta-feira, 2 de abril de 2009

Como escovar o seu gato


O auto limpeza que o gato faz, reduz os problemas de pele e pelagem e quando a alimentação é completa e equilibrada, o pêlo do gato torna-se ainda mais liso e brilhante. Quando o pêlo apresenta algum tipo de deterioração, na maioria das vezes é sinal de doença, pois quando o gato está doente ou já é bastante idoso, deixa de se lamber.

Para que possa observar atentamente a saúde de seu gato, recomenda-se uma escovagem regular, sobretudo em gatos de pêlo longo. A escovagem também ajuda a retirar pêlos mortos pois, com o hábito que os gatos têm de se lamberem, ingerem uma quantidade razoável de pêlos e a ingestão excessiva contribui para a formação de bolas de pêlos no estômago, o que pode provocar vómitos. Quando os pêlos embaraçam ou formam tufos é necessário eliminá-los através da tosquia. A escovagem também é importante para revelar a presença de parasitas, como pulgas.

Habitue o seu gato a ser escovado desde pequenino senão quando ele crescer pode ser muito complicado escova-lo. Ponha o gatinho no seu colo e escove-o, ofereça resistência quando ele tentar fugir mas acalme-o com festas e uma voz suave para que ele encare o momento de ser escovado como algo agradável, é sempre complicado forçar um gato a fazer algo que ele odeia, e se ele apreciar a escovagem com o tempo passará a ser um momento especial entre os dois.


Escovar um gato de pêlo curto




Os gatos de pêlo curto devem geralmente ser escovados uma vez por semana, mas como nem todos os pêlos são iguais deve estar atento: no Inverno o pêlo saudável não cai por isso a escovagem semanal ou quinzenal será suficiente, no verão o pêlo cai bastante e muitas vezes justifica-se uma escovagem duas a três vezes por semana, isto vai prevenir que o gato acumule bolas de pêlo no estômago e que também nos encha a casa de pêlo.

Os gatos de pêlo curto devem ser penteados na direcção do pêlo, da cabeça para a cauda. Deve usar um pente de metal ou uma escova de cerdas para gato.



Escovar um gato de pêlo longo


A pelagem dos gatos de pêlo longo não é todo igual, a maioria das raças têm um pêlo fino que não exige muitos cuidados, sendo suficiente uma escovagem semanal no Inverno e duas a três vezes por semana no verão em que pêlo cai mais.
As raças mais conhecidas que têm este tipo de pêlo, fino e longo, são o Maine Coon. Angorá Turco, Bosques da Noruega, Somali, etc. Raças como o Sagrado da Birmânia e em particular, o Persa que têm um pêlo longo mas denso exigem uma escovagem diária durante todo o ano.

Comece por aplicar pó talco neutro por todo o corpo do gato. Espalhe o pó com a mão para que entre bem na pelagem. Depois comece a escovagem com um pente de metal, numa primeira passagem no sentido do pêlo e numa segunda passagem no sentido contrário ao crescimento do pêlo. Deve começar pelo pescoço, abdómen e pernas com gato virado de barriga para cima; depois dorso, cabeça e face.
Deve-se tratar uma área de cada vez abrindo sempre pêlo ao meio. Seguidamente, com a ajuda de uma escova de cerdas, escove de novo a pelagem cuidadosamente, também no sentido contrário, da cauda para a cabeça, levantando o pêlo. Por fim deve escovar a cauda, para tal pode utilizar uma escova com dentes de metal ou um pente, também de metal, divida-a em 2 partes e escovando para os lados, não se esqueça de também aplicar pó talco.

Se fizer isto, ritualmente, todos os dias, o seu gato manter-se-á sem nós e com um pêlo brilhante e macio. Mas às vezes, infelizmente, o tempo e a vontade não são muitos e passa uma semana em que não o escovámos, e quando voltamos a penteá-lo, encontramos alguns nós. Para lidar com os nós devemos primeiro aplicar pó talco para amaciar o pêlo da área do nó, depois com uma mão a segurar a base do pêlo, junto à pele, para não magoar, tentámos desembaraçar o nó com a ajuda de um pente de metal (de preferência um especifico para tirar nós). Depois de desembaraçado ainda pode usar uma cardadeira, esta é útil para desembaraçar pêlo emaranhado. Se o nó for muito difícil e se o seu gato não participar em exposições corte o nó com a ajuda de uma tesoura pequena. Mas não deixe que a preguiça o leva tornar a tesoura um hábito.

Tosquia
Embora não seja tão comum como nos cães, a tosquia dos gatos de pêlo longo muitas vezes é necessária e benéfica, já que o pêlo novo é mais forte. O manto longo e denso, em especial, do persa, não é apropriado para o verão, tornando-se bastante insuportável, podemos assim aliviar-lhes o calor, cortando o pêlo que rapidamente crescerá. Outras vezes a tosquia é consequência indesejada de um pêlo com demasiados nós ou de doenças de pele.

O corte do pêlo do persa chama-se "lion-cut", isto é corte de leão. Não se deve cortar o pêlo na zona da cabeça e a cauda, onde o pêlo pode demorar mais de um ano a atingir o tamanho normal. Corta-se na zona do dorso e principalmente no peito e barriga, as zonas onde o pêlo cresce mais rapidamente.

Sem comentários: