quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Cuidados básicos da higiene do cão



A higiene e saúde do seu cão vão depender essencialmente da actividade do animal e da sua atenção.Um cão não deverá apresentar-se triste, cheirar mal ou coçar-se frequentemente. Pequenos gestos diários da sua parte assegurar-lhe-ão uma higiene adequada.


Manutenção da pelagem
Qualquer que seja o tipo de pelagem do seu animal, o pêlo morre, cai e renova-se. Os cães mudam a pelagem ao longo de todo o ano com dois picos principais (Primavera e Outono).

Os cães que vivem no interior mudam de pêlo com maior frequência e abundância. A escovagem diária do animal permite remover os pêlos mortos. Habitue-se desde o primeiro momento a escovar o seu cachorro. Assim, quando o animal atingir a idade adulta, mostrar-se-á mais calmo pois adquiriu o hábito de ser cuidado, escovado e a tomar banho desde novo.


O banho
Independentemente da raça, todos os cães podem tomar banho desde que sejam cuidadosamente secos posteriormente. A frequência dos banhos dependerá da textura do pêlo: de 3 em 3 meses para os cães de pelagem comprida; 2 vezes por ano para os cães de pêlo curto e apenas quando estão muito sujos, no caso de cães de pêlo raso.
Importante! Não utilize champô para cabelo humano, aplique apenas champô especial para cães. Os produtos destinados aos seres humanos são demasiado ácidos e irritam a pele.
A limpeza dos olhos
É perfeitamente possível limpar os olhos do cão todos os dias com um colírio ou um produto especifico, desde que tenha sido previamente recomendado por um veterinário. Erga a cabeça do animal, levante-lhe a pálpebra superior e verta algumas gotas da solução no olho.
As orelhas

Existem três tipos de orelhas nos cães: caídas, semi-erguidas (ou quebradas) e erectas. Nas raças de cães com orelhas erectas em adulto, essa posição deverá começar a ser assumida aproximadamente aos 5 meses de idade. Podendo no entanto, a dentição constituir um importante factor de influência nesta data. Durante esse período é bastante comum ver um cachorro com uma orelha erguida e a outra dobrada – é perfeitamente normal.
Para evitar a ocorrência de otites, o canal auditivo deverá estar sempre limpo, arejado e seco, especialmente em cães com orelhas caídas. As orelhas deverão ser limpas regularmente com um produto adequado.O aplicador da embalagem doseadora deverá ser introduzido no canal (não há perigo de perfuração do tímpano, visto o canal ser em forma de L) instilando-se um jacto do produto.

Seguidamente procede-se á retirada do aplicador e a uma massagem da base da orelha durante 30 segundos. O canal deve então ser limpo com um algodão ou uma compressa, sem os introduzir profundamente.
Os dentes

Os cuidados com os dentes são essenciais, especialmente nos cachorros mais jovens. Não espere que o hálito do animal seja fétido ou que se formem depósitos de tártaro para intervir. O tártaro pode dar origem a inflamações muito dolorosas das gengivas e provocar inclusivamente a perda de apetite. Os dentes deverão ser escovados com regularidade. Caso os dentes do animal nunca tenham sido limpos, apenas a destartarização por um veterinário se revelará eficaz.
Importante! O tártaro pode provocar inflamações das gengivas muito dolorosas ocasionando por vezes a perda de apetite.

Fonte: Royal Canin